Pensar é necessário mas pensar demais é doentio

O prazer de acordar todas as manhãs se esconde pela névoa que cobre o horizonte matutino.

O sentimento de saber onde está e que está no caminho certo parece uma utopia.

Viver parece um quebra cabeça faltando peças. Um labirinto sem saída nem sentido. Uma estrada interrompida, um lugar nenhum.

Pensar sobre a vida pela primeira vez é isso. Encontrar-se perdido e sem um caminho pré traçado a caminhar. É se ver sem mapas nem GPS em alto mar. É velejar ao sabor do vento. Pensar sobre a vida dói. É um sentimento de vazio que nos acoberta, dúvidas por todos os lados, muitos temores e incertezas. A mente nos leva a caminhos inseguros e somos tomados por tantas incertezas. Assim, nossa mente alimenta nosso medo e nossa ansiedade.

Olhamos para as pessoas de fé e pulso firme; elas parecem saber para onde vão, será? Ou será que vão apenas em vão? Não sabemos o que se passa na cabeça delas.

Viver a vida sem refletir nos parece, a princípio, a fórmula para a felicidade. Apenas vivemos sem nos preocuparmos com muita coisa. Mas aí paramos para pensar e logo vem o pesadelo e os medos: caem sobre nós todas as incertezas da vida. Como era boa a vida quando eu era tola!

Quando eu era tola eu não parava pra pensar na magnitude do universo. Não me questionava quem sou eu e o que faço aqui. Viver os prazeres é todo o que importa a um tolo. Que saudade eu tenho de ser assim, alienada.

Mas agora eu me questiono tudo e nada faz sentido. E ai eu me pergunto: será que o feliz na verdade é um tolo que com qualquer coisa se satisfaz? Os sábios dizem que devemos nos contentar com pouco, que devemos viver a intensidade do momento; nos dizem que é preciso escutar lá dentro aquela inspiração que nos fala mansamente. A verdadeira felicidade advém dos momentos, dos nossos pensamentos. A verdadeira felicidade está em viver cada momento, sem deixar que nossa mente roube nossa essência.

Acho que dá pra ser feliz e se questionar sobre a vida sim. Porque na verdade a felicidade do tolo é passageira. É só naquele momento, mas depois as questões da vida aparecem, e ai? Não da pra ser bobo a vida toda. O questionamento é tão importante, pensar sobre a vida pode doer; nossas perguntas podem parecer malucas demais, as vezes passa coisa por nossas cabeças que era melhor deixar pra lá. Será?

Quem de manhã compreendeu os ensinamentos da sabedoria, à noite pode morrer contente. – Confúcio

Não adianta. Um dia teremos que nos questionar. Precisamos buscar a sabedoria. É preciso encarar de frente nossos questionamentos. Mas também precisamos admitir que nossa mente não é capaz de entender a maioria das nossas perguntas.

É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso. O fardo é pesado e a viagem longa. – Confúcio

A verdade é que o conhecimento é doloroso.

Pensar atentamente sobre os detalhes da vida.

Pensar. Pensar sobre tudo.

E então, deixar de pensar. Para enfim obter respostas que minha mente não pode me dar.

Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela. – Albert Einstein

Depois de muito pensar, percebi que a maior arte é deixar de pensar para viver.

Penso, logo existo. Deixo de pensar, logo vivo.

Ás vezes eu penso para constatar que eu existo, mas ultimamente tenho dado valor a viver.

Não que eu tenha desprezado o pensar. O olhar crítico sobre tudo nos faz viver melhor. Mas pensar demais pode nos levar a um abismo. Quando eu sei o que penso e me direciono eu comando minha mente. Quando penso, penso demais e as coisas saem do meu controle a mente me usa e eu deixo de viver. Eu vivo quando estou no controle. Quando minha mente controla, tudo fica sem graça e parece sem sentido. É preciso pensar. Mas pensar conscientemente, estando no controle. E nas horas certas. Há momentos que a fluidez da vida não é um pensamento, mas um momento. Precisamos pensar, mas não podemos nos afogar em nossos pensamentos, muitas vezes neuróticos e sem controle.

Advertisements

2 thoughts on “Pensar é necessário mas pensar demais é doentio

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s