VEGETARIANISMO: a alimentação saudável

“Um estudo recente conduzido entre 50.000 vegetarianos, revelou, claramente, que a taxa de incidência de câncer é surpreendentemente baixa.”

“Uma das maiores razões científicas para ser vegetariano hoje é o risco cada vez maior de endurecimento das artérias e de ataque cardíaco pelo uso de gorduras animais.”

Trechos do livro: Vegetarianismo: A Alimentação Saudável

Recentemente assisti um documentário na Netflix que me inspirou a escrever sobre isso, segue abaixo link do trailer, recomendo muito que vejam, o documentário é todo pautado em pesquisas científicas e é surpreendente:

Nesse documentário, pesquisas feitas com inúmeras pessoas em diversos países concluem a mesma coisa: ataques cardíacos e câncer estão diretamente ligado ao consumo de alimentos animais.

Produtos de origem animal causam ataque cardíaco e câncer: A indústria farmacêutica movimenta bilhões e nós somos reféns dela. Mas até quando? Quanto menos nos custaria alimentar apropriadamente? E ainda, de quanta dor seriamos poupados? Pense sobre isso.

No documentário, mostra-se casos reais de pessoas que estavam tomando inúmeros remédios por dia, mas com a simples mudança de dieta melhoraram e não precisaram mais de tantos comprimidos. A dieta é a mais natural possível, baseada em grãos integrais e vegetais.

Por que precisamos de carne? A verdade é que não precisamos. Se você pesquisar verá quantas pessoas são saudáveis se alimentando adequadamente sem nada de origem animal. Muitas delas são atletas de alta performance, e o fato de não comerem carne em nada as prejudica.

A mídia nos tornou escravos das carnes em massa, dos restaurantes de fast-food, nos fizeram escravos das proteínas da carne. Não precisamos dessa proteína para sobreviver. Nem precisamos de tanta proteína quanto você pensa. Parar de comer carne é algo muito mais ligado ao ego do que ao corpo em si. Come-se a carne pelo gosto, pelo prazer, não pela nutrição.

Produtos de origem animal causa sofrimento aos animais (e muito!): Se não bastasse citar os malefícios da carne à nossa saúde, ainda temos que considerar o sofrimento animal. Vacas, porcos, frangos, etc são criados de forma a engordar, comendo ração transgênica, vivendo em condições desnecessárias. Depois, vem o abate. O animal sofre muito nessa hora! Inclusive, o sabor da carne varia de acordo com o abate, o medo do animal na hora da morte libera uma substância que,dizem os adores de carne, deixa a carne mais saborosa.

E se você pensa que vacas, frangos, porcos etc. foram feitos para serem comidas você provavelmente nunca teve contato próximo com uma vaca para saber como elas são amorosas. Só não são popularmente de estimação devido ao tamanho, pois podem ser muito dóceis. Veja o vídeo dessa vaquinha:

Elas podem amar e mostrar afeto assim como seu cachorrinho faz!

Produtos de origem animal causam problemas ambientais: Sabia que uma área equivalente ao tamanho da Califórnia foi desmatada na Amazônia só para servir de pasto? Isso só nos últimos 3 anos. Sabia que o gás (metano) emitido pelo gado é um grande contribuinte do efeito estufa e é 21 vezes mais prejudicial que o gás carbônico? E outro fato ainda mais chocante: se a área usada para pasto fosse usada para plantação NÃO HAVERIA FOME NO MUNDO? Ou ainda, se a área ocupada para cultivar grãos para o gado fosse destinada ao consumo humano NÃO HAVERIA FOME NO MUNDO?

Pois é, e isso é só o começo de tudo. Se virmos mais de perto encontraremos mais razões para sermos vegetarianos.

Take your time. Ser carnívoro não é crime, e se isso te faz tão bem, ok. Só quis passar umas informações para reflexão 😉

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s