De nada adianta CONFESSAR se não se ARREPENDER

“Pessoas ignorantes ou iludidas só sabem confessar os pecados do passado e não sabem se arrependerem. Por não se arrepender que surge o novo pecado antes mesmo de exterminar os pecados do passado.” (trecho do livro taoista “Sutra do Sexto Patriarca”)

Quem nunca pecou que atire a primeira pedra. A verdade é que todos nós somos pecadores. Em maior ou em menor grau todos nós erramos; somos aprendizes. O erro, o pecado, pode ser nosso aliado quando nos ajuda a melhorarmos. Mas de nada adianta se não refletimos sobre ele, ou melhor, se não o confessamos e mais ainda: se não nos arrependemos.

Para que vivamos tranquilos, para que alcancemos a pureza, precisamos admitir nossos erros. Precisamos refletir sobre eles. Não podemos viver iludidos como se tudo estivesse certo. É preciso confessar nosso erro. Mas de nada adianta ir ao confessionário e orar e depois voltar a cometer os mesmos erros novamente. Se fazemos isso apenas de boca pra fora não adianta. É muito importante nos arrependermos.

Existem aqueles que agem com insensatez. Erram, cometem até mesmo crimes e não se arrependem. Esses são ignorantes demais. São muito iludidos. Pensam que a vida terrena é tudo e se arrepender vai contra seu orgulho. Mas e depois? E depois da morte? Existe a justiça divina. E ai vem o sofrimento. O arrependimento é inevitável ao espírito. Em algum momento haverá o arrependimento.

Diga a si mesmo: “Eu (nome da pessoa) não vou deixar que os meus pensamentos do passado, do presente e do futuro sejam contaminados pela ignorância da ilusão; Todas as minhas maldades do passado, os meus pecados oriundos da ignorância e da ilusão, confesso integralmente, e desejo que sejam eliminados já e não se repitam mais.”

Deixe os pecados do passado irem embora de você. Arrependa-se deles. Aprenda com eles. Somos transeuntes nesse planeta e viemos aqui para aprender. Até mesmos os sábios e santos erraram um dia. Eles se arrependeram. E mudaram.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s