Felizes os POBRES DE ESPÍRITO…

 

“Felizes os pobres de espírito,

pois deles é o Reino dos Céus.” (Mateus 5: 3)

No Sermão sobre a Montanha, Jesus lista as bem-aventuranças e eis a que vem primeiro: pobreza no espírito (pobres “em espírito”, “de espírito” ou “no espírito” de acordo com a tradução bíblica). O que Ele quer dizer com “pobres em espírito”?  Será que Jesus se refere a apenas uma pobreza material? Penso que não. Ele vai além: trata da pobreza espiritual.

Como é a pobreza espiritual? O pobre espiritual é aquele que leva em si a humildade. Sabe que sem Deus nada é. Crê em algo superior pois sabe de sua infalibilidade. O rico no orgulho acha que sua razão é superior à divindade. Pensa que a efemeridade terrena é apenas aquilo que importa. Enquanto o pobre de espírito admite sua inferioridade em relação a Deus, o rico no orgulho não crê em superioridade alguma. O pobre de espírito sabe de sua inferioridade espiritual.

Jesus nos ensina que não será admitido no Reino dos Céus pessoas sem a simplicidade no coração e humildade de espírito. O homem deve ser pobre de espírito no sentido mundano e rico em valores morais e éticos. Os que vivem em pobreza de espírito descobrirão seu lugar diante de Deus. Serão bem-aventurados aqueles que se ajoelham diante de Deus e reconhecem sua pequenez diante Dele. Não importa a religião. E sim a atitude interior de crer em algo maior, em reconhecer nossa necessidade espiritual. “Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus.” (Mateus 5:12). Grande é a alegria do pobre de espírito no mundo espiritual.

 

Advertisements

3 thoughts on “Felizes os POBRES DE ESPÍRITO…

  1. Parabéns pela bela explicação Amanda, essa frase muitas vezes gera uma má interpretação.
    Gostei muito, continue propagando a leveza e o amor que Jesus transmitiu.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s