Conhecer o que é: eis a única meta

Se você quiser encontrar realmente aquilo que é – a existência, a verdade – precisará se tornar vazio, silencioso, nu. Toda a roupagem dos conceitos deverá ser despida. Todos os invólucros dos pensamentos deverão ser removidos. Só quem permanece silencioso, livre de pensamentos e vazio consegue experimentar a verdade – a verdade eterna, imutável, constante. (Osho – Os Upanishads – A Essência de seus Ensinamentos)

Vivemos tão cheios de conceitos. Inventamos nomes para tudo. E brigamos porque achamos que nossas denominações são as corretas. Pode-se dar nome às entidades divinas. Criar dogmas e rituais. Mas onde reside a verdade? Tudo nos leva a um caminho só. Não há porque brigar, porque achar que o nome que sua crença dá é superior. Não há superioridade. A verdade é como um cubo flutuando, cada um vê uma aresta da verdade e acha que aquela face que viu é a verdade. Nós denominamos fragmentos da verdade mas estamos muitos cheios de conceitos e pré-conceitos para vivencia-la como um todo.

Nossos pensamentos andam a mil por hora. Comparamos a todo momento tudo ao nosso redor. Nossa mente julga e assim nos separa do todo. Somos preenchidos por mentiras e devaneios. Nossa mente, num barulho incessante, não consegue ouvir a harmonia pois ela é silenciosa. É preciso ser vazio a fim de encontrar aquilo que é. Não vazio, no sentido de fútil. Pois o fútil e mundano não é vazio: ele é cheio do mundo, cheio de venenos que a sociedade construiu para obstrui-lo do contato cósmico.

E como nos tornamos vazio? Só há uma maneira: sermos disciplinados. E muito, muito mesmo! Precisamos ter o domínio da mente, precisamos disciplinar nossa mente. A disciplina é o caminho. O caminho é dissolver a mente aos poucos. Você é o comandante e observador da sua mente: observe seus pensamentos, seja um observador. Por meio da mente nunca conheceremos a verdade. É PRECISO SILENCIAR A MENTE PARA PODER OBTER A VERDADE. A cessação da mente é a MEDITAÇÃO. 

Uma mente boa projetará coisas boas, uma mente má projetará coisas más. MAS SERÃO SEMPRE PROJEÇŌES. A VERDADE ESTÁ ALÉM, MUITO ALÉM, DA MENTE. Comece seu caminho com prudência, aos poucos. Você está em algum lugar, a mente irá julgar, cale-a. Você está no vente, a mente diz que faz frio, cale-a. Você observa a árvore, cale a mente, apenas observe a árvore. Haverá realização, bem-aventurança e verdade quando for possível silenciar a mente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s