Você é o que você come?

                            food

 Você é o que você come? Incontestável é o apelo midiático para a vida saudável, sobretudo, a alimentação saudável; há uma enorme pressão para que os indivíduos se adequem à essa realidade. Mas, afinal, qual padrão de saúde estão nos vendendo? Alimentos com alto preço e sem nenhum valor nutritivo são vendidos como “light”, há um imenso uso de edulcorantes artificiais altamente prejudiciais sendo utilizados a fim de diminuir calorias, propagandas enganosas vendem produtos milagrosos, como “shakes” e chás, que na realidade pouco se preocupam com nossa saúde.
            “Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade.” Essa frase de Esopo, escritor grego anterior a Cristo, contém um ensinamento precioso. Pouco adianta nosso esforço para estar com a vontade dita como “saudável” da mídia se no fundo nos desagradamos intensamente. Toda a ansiedade e estresse gerados para a busca de uma pseudo-saúde, o encontro do corpo perfeito e do ajustamento aos padrões realmente vale a pena? Penso que a conquista da sabedoria interna e do amor próprio valem muito mais. Assim, muito mais do que simplesmente seguir propagandas, estaremos seguindo nossa própria verdade interior, que tudo conhece. Por amor, agiremos da forma mais saudável com nosso corpo e mente. Com sabedoria, escolheremos os melhores alimentos, que se adaptam melhor à nossa natureza. Claro, há inúmeras fontes muito preciosas sobre saúde e alimentação, como o conhecimento védico, por exemplo, e até mesmo estudos acadêmicos recentes; o importante é procurar ir além do que é vendido nas revistas e televisão para as mentes ignárias. É importante sentir aquilo que ingerimos, o sabor, a textura, ter o prazer de estar se nutrindo com aquilo que a natureza nos proporciona; na correria cotidiana engolimos ansiosamente qualquer coisa, por que?
Então, o que você come? Você é o que come? Muito mais do que isso, você é o que come, a maneira como come, e os pensamentos e atos que alimenta.
Citando a Bíblia: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.

(Mateus 15:11).

Advertisements

One thought on “Você é o que você come?

  1. E isso mesmo, Amanda.Devemos seguir a nossa intuicao, o que devemos comer faz parte de nossa individualidade. O que e bom para um necessariamente pode nao ser para o outro. Vamos respeitar a vontade de cada um .

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s