Sociedade Desvalorizada

Não importa em qual lugar do mundo você esteja, em alguns lugares mais profundamente, em outros mais atenuados, mas nunca ausente. Nossa sociedade criou certos padrões e insiste que você os siga. Aquele que não possui poder de compra, não segue os padrões estéticos, falta escolaridade, é de um grupo étnico diferente, entre outros fatores, poderá ser colocado à margem da sociedade, o lugar dos excluídos socialmente.

O fato da sociedade criar conceitos e excluir quem não os segue já atingiu níveis críticos. Desde bullying até chacinas, a sociedade é cruel. São exemplos de tais fatos a Chacina da Candelária, policiais mataram menores e sem-teto próximo à uma igreja central no Rio de Janeiro, o Massacre de Eldorado dos Carajás, policiais executaram quase duas dezenas de sem-teto no Pará, e a Chacina do Acari, quando um grupo que se passou por policiais matou vários jovens moradores da favela do Acari, no Rio de Janeiro. Estes grandes fatos são esporadicidades extraordinárias de atos que podem ser facilmente notados em nosso cotidiano, nos quais a sociedade não apenas os permite, mas também os cria.

É, de certa forma, compreensível dizer que a futilidade humana contemporânea e a super valorização de valores invertidos seja já de nossa natureza. Mudar agora conceitos já criados há tempos e conceitos nos quais somos criados é extremamente difícil, mas continuar com essa ideia de que a sociedade deve estipular valores (e que valores?), conduzir condutas e ditar as regras de nossas vidas é crueldade conosco. A saída nesses casos é aquela famosa citação: “cada um cuidando da sua própria vida”. Para assim vivermos uma vida melhor.Image

Podemos pronunciar a nós mesmos inúmeras vezes: “eu não ligo para a sociedade e vou ser quem realmente desejo ser.” No entanto, você faz parte da sociedade, que julga, tende a ser preconceituosa, cheia de conceitos já formados. A sociedade é mesmo essa que exclui, que põe à margem quem não a segue, até que cada um possa olhar mais a si próprio, criando assim uma sociedade de valores reais, criando as regras de sua própria existência.

Advertisements

One thought on “Sociedade Desvalorizada

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s